terça-feira, 8 de março de 2011

Ao Romantismo de Pierrô, Colombina e Arlequim...

Hoje é terça-feira de carnaval, e embora não participe de nada relacionado a esse tipo de 'festa'...me interessei MUITO por essa estória, e como não poderia ficar calada...vim dividi-la com vcs amores...



São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte (Comédia da arte), nascido na Itália do século XVI. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.


Pierrô - Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot e assim ganhou o mundo. O mais pobre dos personagens serviçais, vestia roupas feitas de sacos de farinha, tinha o rosto pintado de branco e não usava máscara. Vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina, uma lágrima sempre desenhada em seu rosto, pelo sofrimento do amor não correspondido. Por isso, era a vítima preferida das piadas em cena. Não foi à toa que sua atitude, sua vestimenta e sua maquiagem influenciaram todos os palhaços de circo.





Colombina - Criada de uma filha do patrão Pantaleão, mas tão bela e refinada quanto sua ama, Colombina era também o pivô de um triângulo amoroso que ficaria famoso no mundo todo - de um lado, o apaixonado Pierrô; do outro, o malandro Arlequim. Para despertar o amor desse último, a romântica serviçal cantava e dançava graciosamente nos espetáculos. 


 


Arlequim - Também servo de Pantaleão, Arlequim era um espertalhão preguiçoso e insolente, que tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez. Depois de entrar em cena saltitando, deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos. Debochado, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua agilidade para escapar das confusões criadas. Outra de suas marcas-registradas era a roupa de losangos.

Espero que tenham gostado, essa estória tão antiga, ainda encanta nos tempos modernos...pena que Colombina fica com o fanfarrãozinho do Arlequim, enquanto Pierrot passa os carnavais a chorar e sofrer...a espera da sua Colombina...tão triste. Hoje ainda se ouve marchinhas de carnaval, músicas que falam desse 'amor'. 
Pena que o sentido da arte e do romantismo se perdeu no tempo, tornando o carnaval uma festarola  banal e comercial, a folia para muitos tem outro objetivo,...bons tempos eram aqueles!


Que seu feriado tenha sido MUITO proveitoso, e que o descanso tenha feito parte dele.

TÃO bom vc aqui!! Volte sempre, TÁ?!


Beijinhos  festeiros e um abraço cheinho de nostalgia...aiai. 


Feliz Dia das Mulheres para todas NÓS!!!
Beijo grandão no coração 

11 comentários:

Adriana Alencar postou o comentário de número:

Muito interessante, não conhecia essa história. Como ela termina? Com quem a Colombina fica?
Beijo
Adri

José Maria Lobato postou o comentário de número:

Olá cara amiga Paula!!!
Desejo-lhe um Feliz Dia da Mulher, o mundo decerto seria bem diferente, e para melhor, se comandado por mulheres!!!
Beijinhos, Zé Maria

Adelaide postou o comentário de número:

Amiga, adorei seu post, eu sou apaixonada pelo carnaval, creio ser a festa mais democrática do nosso Brasil, onde todos podem se divertir (claro que alguns usam de forma errada o sentido festa) mas para um país onde trabalhamos tanto e muitos ganham tão pouco, precisamos demais de um momento assim onde a tv mostre brilho e noticias boas. Vc viu como os noticiários dão noticias ruins bem rápido e as de carnaval são longas...amo isso faz com que por 4 dias tenhamos bons pensamentos acreditemos que somos todos felizes.
Eu sou feliz e gosto de pensar que mais pessoas assim o são, e nestes dias é assm que vejo o mundo através da tv....feliz.
Feliz dia da Mulher
Abraços

tressebien postou o comentário de número:

Feliz dia internacional da mulher para você também!!

obrigada pelos votos de felicidades para o casamento. Correru tudo bem, graças a Deus! No blog tem algumas fotos do casamento! ;)
bjo

Unknown postou o comentário de número:

Oi Paula, nem sei direito como vim parar aqui, mas nessas andanças pela blogsfera vi seu blog, vim visitar e adorei!

Tudo lindo e muito caprichado, além das receitas deliciosas, parabéns!

Vou experimentar sua receita de esfirra e, se der certo, posto lá no blog rsrs (sou uma negação na cozinha rs!).

Beijoca e lindo restinho de semana ♥

Paulinha do Brechó Recicle postou o comentário de número:

Paulinhaaaaaaaaaaaaaaa...Ú...Ú...!

Cheguei! Vivendo e aprendendo,viu! Adorei!

Coitadinho do Arlequim..ai,ai...Eu adoro essa música!

Ontem fui até a esquina de casa, e tinha uma bandinha da velha guarda tocando as marchinhas! Isso sim é que é carnaval! Crianças fantasiadas,confetes e serpentinas...Uma graça!

Bjs amore mio!

Coração em Retalhos postou o comentário de número:

Até q enfim consegui!!! Amiga não tava conseguindo postar comentarios...
Tbm não sou chegada a carnaval...Mas adorei conhecer a historia, ja tinha imaginado isso pela musica...Quase sempre os amores são unilaterais...sorte quem encontra sua alma gêmea!!!
Estava com muita saudade, apareça, tá!?
Bjs carinhosos

Cíntia postou o comentário de número:

Paula querida que post gostoso de ler!Adoro quando aprendo algo interessante e bonito assim.Tadinho do Pierrot...beijinhos

Paulinha do Brechó Recicle postou o comentário de número:

ô de casa!!!...Te vi lá na Rejane...Rs...Nem passou pra me ver...sniff...Coloquei seu nome no timão de amigas que foram visitar e seguir a Rê! Vai la ver...Tô pondo por ordem de chegada...Rsrrsr

Carnaval já acabou viu!...rsrsr...Vamos voltar...Hein?...Rsrsr...Brincadeirinha xará!

Eva postou o comentário de número:

Oi Paula querida, amei esse post, que homenagem à nòs mulheres, que história linda, vivendo e aprendendo com Paula ehehe, bjos querida e ótimo final de semana, que sejas bem feliz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Web Statistics