domingo, 29 de janeiro de 2012

Amadurecimento da minha Pequena...


Há um tempinho atrás, vi uma matéria na TV que falava de crianças com hábito/vício de chupar o dedo...me identifiquei na hora! Minha caçula 'chupava'(eu creio!) dedo desde os 3 meses de idade, e a cada ano que se passava me preocupava ainda mais. Esse vício é relacionado a imaturidade da criança, um comportamento não condizente com a idade...querendo ser e ter um tratamento como se fosse bebê.





Não era apenas para dormir, mas para 'quase' tudo...brincar, ver desenhos, passear. Além do dedo, um travesseirinho acompanhava o festival de 'chupchups' , ela arrastava aquele travesseiro para todo lado,  e quando o perdia colocava a família inteira procurando pela casa, todos reclamavam, mas procuravam...rs(quem queria passar a noite acordado com uma criança pedindo o 'visseiro'?!)




No final do ano passado fomos passar alguns dias com meus sogros, e foi aí que vi uma boa oportunidade dela largar de vez esse 'visseiro', pensei em não leva-lo...mas aí marido vira e diz: Não esquece o 'vis....', eu aguento?! Muito bem, lá fomos para SP com o tal acompanhante do dedinho na boca. Lá, minha sogra muito sábia e experiente com crianças, propôs uma troca, minha filha cederia o travesseiro e depois de 1 mês(tempo para a adaptação SEM o dedinho) receberia em troca um belo presente.



Pois bem, a troca foi feita...travesseiro escondido. Por várias vezes ela vinha perguntar por ele, me mantive firme...mesmo com o coração apertadíssimo. Ela teve algumas crises de choro por falta do companheiro...mas aguentou. Hoje, quase um mês depois, teve poucas recaídas...continuamos com o firme propósito desse 'hábito' pertencer ao passado. 

Espero ter ajudado ou incentivado alguém a interferir nesse 'costume'. Não desista, sei de casos de pessoas adultas e já casadas.


Deixo a todos um abração, e uma semana abastecida de coisas boas!

10 comentários:

sheyla xavier postou o comentário de número:

Paula
VOcê fez mais do que certo, porque em algum momento ela teria que deixá-lo para tràs. Isso que machuca agora, será um grande aprendizado amanhã.
Bom domingo, boa semana
Sheyla.

Paulinha do Brechó Recicle postou o comentário de número:

Oi meu anjo!

Meu filhinho tb chupava dedo e tinha até calo. Um dia infelizmente ele caiu e machucou a boquinha,nunca mais chupou o dedo! Quando o machucado sarou, ele nem se lembrou do dedinho...rs

Tenha paciencia que um dia a vontade passa de vez!! pode crer!!

Bjs

Neli Rodrigues postou o comentário de número:

Acho que isso acontece mto com filhos caçulas, que nós pais, não queremos que eles crescem, que sejam nossos bebês p/ sempre.
Minha pequena de 5 anos não queria largar a chupeta, qdo percebi que o dentinho tava pra cair, contei que eu larguei a chupeta qdo meu 1º dente caiu, que era pro dente nascer bonito, na 1ª noite foi bem difícil, mas, assim como vc, eu me mantive firme e valeu a pena, não tem mais chupeta. É uma fase mto difícil e temos que ter mta persistência.
Bjs♥

Marcia postou o comentário de número:

Paulinha, crianças tem uma facilidade de adaptação muito maior que os adultos. Nós atrapalhamos com nossa ansiedade, fazemos cara de piedade e ai, ja era...Vc esta agindo certo, obseve-a sempre e veja como ela esta reagindo. Não é facil, mas vcs superam! O objetivo é o bem dela, nao é mesmo?

Bjs e bom domingo!

Elisangela postou o comentário de número:

Nossa Paula, criança tem cada mania não é mesmo. As vezes achamos tão bonitinhos certas manias, mas percebemos o quanto será prejudicado no futuro.O importante é fazer com que a criança largue esses vícios de uma forma tranquila, mesmo com o coração apertado quanto o seu ficou e valeu a pena não é mesmo?

Beijos
Eli

Unknown postou o comentário de número:

Oi Paula,
Passei por um drama parecido, com minha filha mais velha, com a tal da "chupeta"
Mas no meu caso foi pior, pq só eu era contra o resto da familia apoiava ela. Inclusive minha sogra.
Em casa eu ainda conseguia dar uma segurada, mas nos finais de semana, que minha filha ia pousar na casa da avó, ela dava a chupeta, e ainda dizia que não contasse pra mim.
Minha filha ficou com sérios problemas dentários e respiratórios por conta disso.
Então com a caçula, nem me arrisquei em dar esse costume, e graça a Deus foi bem mais tranquilo.
Ainda bem q td passa... Hoje a gente comenta e da risadas, mas na época eu brigava muito com minha sogra por causa disso... kkkkkkk

Bjsss

Unknown postou o comentário de número:

Olá Paula!
Nós mães temos q interfirir mesmo qdo nossos filhos estão fazendo algo q no futuro lhes prejudicará.
Eu nunca passei por isso,mas tinha uma amiga de infância q já estava grande e chupava dedo,inclusive ele ficou mais fino q o outro.
Bjs!!!

Adelaide Araçai postou o comentário de número:

Paula a minha filha também chupou o dedo, e em sua uma das vezes em que levamos ela ao dentista para acompanhamento da primeira dentição o nosso dentista comentou que se após os 5 anos ela ainda chupasse o dedo, certamente no futuro teria que usar aparelho, pois o dedo provocava dados ao maxilar superior....No dia do aniversário de 5 anos ela veio até a minha cama e falou: É hoje o dia que tenho que parar de chupar o dedo né? ao que concordamos e a parabenizamos. Você acredita que nunca mais ela colocou o dedo na boca??? rsrs Costumo dizer que foi um milagre...
Parabéns a toda a familia pela força e persistencia com a filhota, pois sei o quanto é dificil ganhar essa batalha. E devemos sempre lembrar que é por um bem maior que por vezes precisamos não atender aos pedidos daqueles que nos são tão preciosos.

Muita Luz e Paz!
Abraços

Cíntia postou o comentário de número:

Olá amiga!!!!Muito legal sua atitude e da família tbm, dando força pra florzinha aí!!!Tenha uma linda quinta.Beijinhosss

Mell Santos postou o comentário de número:

Adorei sua atitude, as crianças tem realmente que amaduecer mas com a força da família fica td bem mas fácil.
Bjs Mell.
http://mel-coisasdamell.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Web Statistics